Sábado – Pense por si

Alcoólicos Anónimos deixaram de ter reuniões presenciais

Ana Taborda
Ana Taborda 29 de março de 2020 às 08:41

Os grupos passaram a encontrar-se com a ajuda da internet - há mais de 40 encontros virtuais por semana.

Quando foi declarado o Estado de Emergência, no passado dia 18, os vários grupos de Alcoólicos Anónimos espalhados pelo País já faziam reuniões virtuais, mas pouco - cerca de quatro por semana. "Alguns grupos começaram a cancelar as reuniões físicas ainda antes do Estado de Emergência, ou por sua própria iniciativa, ou porque passaram a ter restrições nas instalações onde se encontravam", explica António, um dos membros da Associação, àSÁBADO. "Agora, há duas semanas que não há nenhuma reunião física, pelo menos que nós tenhamos conhecimento. Os grupos continuam a fazer reuniões, mas virtuais, respeitando as regras de isolamento." Há, neste momento, mais de 40 encontros por semana - todos feitos através da internet. "E vão haver seguramente mais, temos que continuar a ajudar."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.