Federação dos Sindicatos da Administração Pública considera que "era bom que até ao final do ano o problema estivesse resolvido".
A revisão das tabelas da ADSE não deverá ficar concluída antes do final do ano e a generalidade dos copagamentos a cargo dos beneficiários manter-se-á inalterada, disse o representante da Fesap no Conselho Geral e de Supervisão (CGS).
O CGS, que é constituído por representantes dos sindicatos, do Governo e dos beneficiários, esteve reunido esta tarde a avaliar o projeto preliminar do Conselho Diretivo da ADSE para a revisão das tabelas dos preços do regime convencionado.
Em declarações à agência Lusa, José Abraão, secretário-geral da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap), adiantou que "esta foi uma primeira abordagem ao documento" e que o CGS espera poder emitir um parecer até dezembro sobre uma proposta final.
"Não está nada fechado", afirmou José Abraão, considerando que "era bom que até ao final do ano o problema estivesse resolvido".
Segundo o sindicalista, na reunião o Conselho Diretivo deu a garantia de que "globalmente os beneficiários não irão ser prejudicados" face à tabela em vigor, ou seja, "as percentagens dos copagamentos não são alteradas".
Neste contexto, José Abraão acredita que "não há razão para alarme e para tanta desinformação relativamente aos beneficiários".
O CGS apontou ainda para a necessidade "urgentíssima" de o Conselho Diretivo melhorar a informação aos beneficiários.
José Abraão voltou a criticar os atrasos nos reembolsos aos beneficiários que optam pelo regime livre, sublinhando que a demora chega a superar seis meses e considerou "insuficiente" a abertura de concurso para recrutar 23 assistentes técnicos e um informático para resolver o problema da falta de recursos humanos da ADSE.
Este projeto de proposta do Conselho Diretivo da ADSE contempla apenas a revisão dos preços do regime convencionado. Após a conclusão deste processo, será então revista a tabela do regime livre.
ADSE: Revisão das tabelas deverá estender-se até final do ano
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."