Em missão na ilha de Lesbos, autoridades portuguesas realizaram três ações distintas de resgate entre esta quarta e quinta-feira.
A Polícia Marítima portuguesa, em missão na ilha de Lesbos, na Grécia, resgatou, entre quarta-feira e hoje, 103 migrantes em três ações distintas, foi anunciado.
"Hoje [quinta-feira], pelas 06:44, a equipa na viatura de vigilância costeira da Polícia Marítima detetou um bote, tendo passado as coordenadas à equipa na embarcação 'Tubarão', que de imediato navegou para a referida posição, localizada junto à fronteira marítima grega, em frente ao porto de Skala Skamineas, tendo confirmado tratar-se de um bote com 29 migrantes, dos quais sete crianças, nove mulheres e 13 homens", lê-se numa nota publicada na página na internet da Autoridade Marítima Nacional.
Posteriormente, os migrantes foram transferidos para a embarcação da Polícia Marítima e desembarcados em Skala Skamineas, onde foram entregues às autoridades gregas.
Na quarta-feira, a Polícia Marítima detetou também um bote a navegar rumo a Eftalou, "tendo passado as coordenadas à equipa da embarcação 'Tubarão' que efetuou a sua intervenção".
Estes migrantes foram acompanhados pela equipa da Polícia Marítima até à praia, "uma vez que o bote navegava em rumo seguro".
Por sua vez, a equipa que se encontrava fora do perímetro de patrulha deslocou-se para a praia e apoiou os 38 migrantes, dos quais oito crianças, 14 mulheres e 16 homens, "tendo sido entregues às autoridades gregas".
Também na quarta-feira, um pescador alertou para a existência de um bote com migrantes na zona de Petra, tendo a equipa da embarcação "Tubarão" navegado para o local e intercetado o bote com 36 migrantes, que foram transferidos para a embarcação da Polícia Marítima e transportados para o porto de Skala Skamineas.
"A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação 'Poseidon', sob égide da agência europeia Frontex, e em apoio à guarda costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira", indicaram as autoridades.
Desde 2014, ano em que iniciou a sua participação na 'Poseidon', a Polícia Marítima salvou 6.020 pessoas.
Polícia Marítima portuguesa resgata 103 migrantes na Grécia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.