IPMA estima descida acentuada das temperaturas na próxima semana. Aproveite bem o sol
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma mudança do estado do tempo no Continente nos próximos dias, com chuva forte e descida acentuada das temperaturas, em especial na terça e quarta-feira.
"A partir de amanhã [segunda-feira] vai haver, de facto, uma mudança do estado do tempo, sentida especialmente na terça e na quarta-feira", afirmou hoje a meteorologista do IPMA Maria João Frada à Lusa, acrescentando que se tratará de "uma mudança para o outono".
Depois de na semana passada Portugal Continental ter registado temperaturas muito elevadas, sendo terça-feira o dia mais quente do ano, o IPMA prevê que "as temperaturas vão descer para valores que não vão ultrapassar, no máximo dos máximos, 22/23 graus".
"As [temperaturas] mínimas andarão na casa dos oito, dez, 12 graus. No Algarve [serão] um pouco mais altas, entre 15, 17 graus, mas nas serras mais altas, nomeadamente na Serra da Estrela, as mínimas podem ir na quarta-feira para os cinco, seis graus", disse.
Maria João Frada explicou que "a massa de ar que vai atravessar o território do Continente na terça-feira é tropical ou equatorial modificada, vem do Atlântico, e está associada a uma depressão que está centrada a noroeste das ilhas britânicas".
"Essa massa de ar tem muita actividade e tem potencial para dar precipitação muito forte" na terça-feira, disse, "são as primeiras precipitações de Setembro já a querer indicar que estamos numa mudança para o outono".
De acordo com a meteorologista, na segunda-feira o céu ainda estará pouco nublado ou limpo, no entanto, no litoral oeste, e em especial na faixa costeira a norte do Cabo Raso, haverá nebulosidade baixa, eventualmente neblinas e nevoeiros que podem persistir em alguns locais ao longo do dia.
Mas a partir do final da tarde de segunda-feira, e em especial durante o dia de terça-feira, a passagem no território de um sistema frontal de forte atividade vai dar "precipitação forte em qualquer local do Continente".
"Em qualquer local a probabilidade de precipitação forte é elevada", sustentou, acrescentando que "não se pode excluir que não haja trovoada".
Segundo referiu, provavelmente o país ficará "pintado de amarelo", cor do primeiro aviso do IPMA que é emitido quando estão previstos ou se observam fenómenos meteorológicos adversos.
O estado do tempo volta a "melhorar significativamente" a partir da tarde de terça-feira, mas apenas na região sul, onde o céu tornar-se-á gradualmente pouco nublado.
Para as regiões do norte e centro estão ainda previstos "aguaceiros, por vezes fortes, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.