Sábado – Pense por si

Acordos de extradição para Hong Kong: "Estamos muito isolados"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 20 de dezembro de 2022 às 11:45

A IL e o PAN levam ao Parlamento uma resolução que pretende suspender os acordos de extradição com Hong Kong. Propostas anteriores foram sempre rejeitadas.

O Parlamento vai votar esta terça-feira duas recomendações (uma da Iniciativa Liberal e outra do PAN) com vista à suspensão dos acordos de extradição com a República Popular da China e Hong Kong. No projeto de resolução agora apresentado, a Iniciativa Liberal escreve que a adoção da Lei de Segurança Nacional em Hong Kong,em 2020, colocou em causa os direitos "à liberdade de expressão, à liberdade de imprensa e a uma justiça independente" dos cidadãos daquela região, tendo também "condicionado a oposição democrática ao regime chinês". Os liberais acreditam que a aplicação desta legislação e a possível extradição de suspeitos para a China põem em causa a independência judicial de Hong Kong e que "Portugal não pode aceitar uma tal violação dos princípios do estado de Direito e da democracia". Já o PAN recomenda ao Governo que proceda à avaliação urgente das implicações da Lei de Segurança Nacional em Hong Kong.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.