Sábado – Pense por si

A toponímia colonial de João Pedro George

João Pedro George
João Pedro George 09 de maio de 2018 às 13:37

Professor, escritor e crítico literário inicia, esta quinta-feira, uma coluna de opinião na SÁBADO com um ensaio sobre a polémica do Museu das Descobertas ou Descobrimentos

Pois então, conversemos. Mas conversemos, tenham santa paciência, sobre coisas que nos incomodam e nos envergonham, coisas que provocam náuseas – a mim provocam-me, sempre que penso nelas – e envenenam a vida colectiva. Coisas que tinham sido condenadas a desaparecer do espaço público, graças ao 25 de Abril, mas que permanecem bem vivas e continuam a insinuar-se nas estruturas profundas do nosso quotidiano. Coisas, enfim, que devemos trazer à superfície e problematizar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?