Sábado – Pense por si

A nova rota que os imigrantes ilegais usam para chegar a Portugal

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 16 de setembro de 2020 às 09:19

Mais de duas dezenas de migrantes desembarcaram no Algarve esta terça-feira. A SÁBADO já investigou as rotas que grupos de marroquinos usam para chegar a Portugal. Leia a reportagem.

Os números não são comparáveis aos de Espanha, onde desde janeiro já desembarcaram mais de 7.500 imigrantes ilegais oriundos de Marrocos. Mas as autoridades judiciais portuguesas estão preocupadas com a possibilidade de o Algarve se tornar uma alternativa à viagem para o país vizinho, cujas políticas restritivas ditam o repatriamento imediato de todos aqueles que são detetados à chegada a Espanha. Apesar da maior distância em relação à costa marroquina, a viagem bem-sucedida de quatro embarcações nos últimos meses, com um total de 48 imigrantes, cujos primeiros 26 pediram proteção internacional e foram autorizados a ficar em Portugal a aguardar pelo desenrolar do processo, aumentou a apetência das redes informais pela viagem para o nosso país.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?