Sábado – Pense por si

34 albufeiras com mais de 80% de água no fim de Junho

05 de julho de 2018 às 07:16
As mais lidas

No final do mês de Junho e comparativamente ao último dia do mês de Maio verificou-se uma descida do volume armazenado em todas as bacias hidrográficas.

Trinta e quatro das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental tinham em Junho reservas superiores a 80% do volume total e apenas duas estavam abaixo dos 40%, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

De acordo com dados divulgados hoje pelo SNIRH, apenas as albufeiras de Campilhas (32,5) e Monte da Rocha (26%), na bacia do Sado, apresentavam no final de Junho disponibilidades hídricas inferiores a 40%.

No final do mês de Junho e comparativamente ao último dia do mês de Maio verificou-se uma descida do volume armazenado em todas as bacias hidrográficas.

A bacia do Mondego era a que apresentava no final de Junho maior disponibilidade de água (90,1%), seguida da do Tejo (88,2%), Guadiana (83,7%), Lima (83,4%) Douro (83,3%), Cávado (80%), Barlavento (74,9%), Ave (67,9%). A bacia do Oeste tinha o número mais baixo (63,2%).

Os armazenamentos de Junho de 2018 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de Junho (1990/91 a 2016/17), excepto para as bacias das Ribeiras do Oeste, Mira e Ribeiras do Algarve.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.