
Maioria das albufeiras acima de 80% de capacidade, armazenamento total a 92%
Na terceira semana de março, o armazenamento por bacia hidrográfica só é inferior à média nas bacias do Ave, Mira e Ribeiras do Barlavento.
Na terceira semana de março, o armazenamento por bacia hidrográfica só é inferior à média nas bacias do Ave, Mira e Ribeiras do Barlavento.
Braga foi o ponto do país onde "choveu mais", com 65,5 milímetros, valor que fica, contudo, "muito abaixo da média", aponta fonte da Agência Portuguesa do Ambiente.
A seca severa afeta o sul do país e uma pequena parte do nordeste transmontano, e a seca extrema afeta o sul do país, alertou a ministra da Agricultura.
Das 75 albufeiras monitorizadas em Portugal continental, 44 estavam com um volume de armazenamento entre 81% e 100%.
Das 70 albufeiras monitorizadas no continente, 38 estão com um volume de armazenamento superior a 81%. Outras 18 encontram-se a mais de metade da capacidade e 14 a menos de 50%. Apenas duas registam valores inferiores aos 20%.
A recuperação das reservas de água ocorreu em quase todas as bacias hidrográficas a nível nacional, tendo-se registado a maior subida nas bacias do Vouga, Mondego, Tejo, Sotavento e Guadiana.
Portugal continental está a viver uma situação de seca hidrológica que as autoridades admitem ser a pior dos últimos 100 anos, com quase todo o país em seca severa ou extrema.
O líder do PCP acusou o Governo de deixar "de lado" os trabalhadores e pequenos empresários, lamentando que as medidas dos comunistas tenham ficado de fora do orçamento suplementar.
Despacho do Ministro da Agricultura veio declarar oficialmente a existência de uma situação de seca severa e extrema num conjunto de concelhos a sul do Tejo.
Há um ano, 39 das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental tinham reservas superiores a 80% do volume total.
Não há água nas albufeiras de Campilhas e Alto Sado. Os agricultores temem pela próxima campanha de rega.
Catorze das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental tinham no final de março deste ano disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total.
As aldeias de Alcaria Ruiva e Penedos (Mértola), Santa Luzia (Ourique) e Relíquias (Odemira) já estão a ser abastecidas.
Caudais enviados por Espanha próximos do limite mínimo acordado com Portugal.
Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado fala em potencial "calamidade" para a agricultura.
A quase ausência de precipitação em fevereiro levou a que o mês fechasse com todo o território em situação de seca meteorológica, adianta o IPMA.