Sábado – Pense por si

Prazo para validar faturas de 2023 prolongado até quarta-feira

Lusa 27 de fevereiro de 2024 às 14:55
As mais lidas

A validação das faturas é um dos passos necessários para a preparação da declaração anual do IRS.

A Autoridade Tributária (AT) prolongou por dois dias, até quarta-feira, o prazo para a validação de faturas relativas a 2023 no portal e-fatura, depois de constrangimentos no último dia do prazo inicial.

Vítor Mota/Medialivre

Em resposta à Lusa, o Ministério das Finanças refere que o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, "decidiu prorrogar por dois dias o prazo de verificação e comunicação de fatura", depois de "constrangimentos e limitações pontuais de acesso na segunda-feira.

"O novo prazo termina, portanto, no final do dia 28 de fevereiro", acrescenta.

De acordo com o Ministério das Finanças, estão em curso alterações técnicas para que esta prorrogação possa também ser feita na aplicação móvel e-fatura.

Na segunda-feira, a AT afirmou que recebeu um elevado nível de acessos, o que levou a que os contribuintes tivessem dificuldade em validar faturas.

Nesse dia, a AT admitiu que "as situações reportadas podem estar associadas a este elevado número de acessos" e que estava a monitorizar "o referido serviço e a alocar todos os recursos necessários à otimização da experiência de utilização/acesso dos contribuintes", lembrando que além do site e-fatura, também a aplicação e-fatura está disponível.

A validação das faturas é um dos passos necessários para a preparação da declaração anual do IRS.

De acordo com o comunicado hoje divulgado, a alteração deste limite "não tem efeito nos prazos de reclamação prévia dos valores apurados pela Autoridade Tributária" nem na entrega da declaração anual do IRS.

A entrega da declaração anual do IRS arranca no dia 01 de abril, prolongando-se até 30 de junho.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Tópicos IRS impostos
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.