Sábado – Pense por si

Investigação SÁBADO. Uma Arrábida quase fora da lei

Cláudia Rosenbusch
Cláudia Rosenbusch 07 de outubro de 2022 às 08:00

Os novos donos da Herdade da Comenda, em Setúbal, já construíram muros nas praias, vedaram caminhos pedestres e corta-fogos e até fecharam uma capela e respetivos acessos.

"Não há praias privadas em Portugal ou, pelo menos, não é legal que existam.” O comentário de António Lucas, ex-vogal da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), surge enquanto observa o muro construído em plena praia da Esguelha, na zona da Arrábida, em Setúbal. Primeiro olha, depois fotografa e ainda levanta o drone para filmar o cenário. Um muro em alvenaria e paliçado de madeira foi construído em plena praia, a menos de 50 metros da água, ou como diz o antigo administrador da APSS com o pelouro dominial, “em domínio público marítimo”. Durante a preia-mar, a água chega até ao muro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.