Sábado – Pense por si

1,8 milhões de portugueses apagaram a StayAway Covid

SÁBADO
SÁBADO 15 de janeiro de 2021 às 07:53
As mais lidas

Nos últimos cinco meses a aplicação só foi utilizada para enviar 2.708 alertas de contágio.

Desde setembro, quase 1,8 milhões de portugueses desinstalaram a aplicação StayAway Covid, criada para rastrear contactos das pessoas diagnosticadas com covid-19. Segundo dados da equipa do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (Inesc Tec) que coordena a aplicação, avançados peloPúblico, apenas 39% dos quase três milhões que instalaram aappa continuam a usar em janeiro.

Cofina Media

As pessoas diagnosticadas com covid-19 precisam de inserir um código na aplicação. No entanto, nos últimos cinco meses apenas 2.708 códigos foram utilizados. Ao jornal, o presidente do Inesc Tec assegurou: "As pessoas estão a perder a confiança naappporque não há códigos. E não há códigos porque os médicos estão mal informados sobre a forma como aappfunciona e onde se encontram os códigos".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

A Rússia continua a querer tudo

Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?