Sábado – Pense por si

Odete Santos, a "camarada" multifacetada

Ricardo Santos
Ricardo Santos 27 de dezembro de 2023 às 15:52

“A felicidade individual não é desligada do colectivo. Quando se luta para que alguns factos se alterem está-se a contribuir para a sua própria felicidade. Porque dá gosto.” Odete Santos, deputada, atriz, advogada e escritora morreu esta quarta-feira, aos 82 anos.

Odete Santos nasceu a 26 de abril de 1941 na freguesia de Pêga, concelho da Guarda. Advogada, atriz, feminista, foi deputada do Partido Comunista Português (PCP) durante 27 anos, presidente da Assembleia Municipal de Setúbal e agraciada, em 1998, por Jorge Sampaio, com a Medalha de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Esse é o resumo da sua participação pública, mas os 82 anos de vida mostram outras facetas. Do drama da perda de um filho num acidente de viação à luta pela legalização do aborto e pela emancipação das mulheres em Portugal, a "camarada" Odete conquistou o seu espaço como umas das deputadas mais carismáticas da democracia portuguesa. E uma advogada que não desistia dos seus clientes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro