Ucrânia. Portugal quer embaixador de volta a Kiev
O ministro dos Negócios Estrangeiros revelou ainda que a União Europeia está a preparar um novo pacote de sanções que irá impôr à Rússia.
O Governo vai pedir ao embaixador português para a Ucrânia para regressar a Kiev assim que estiverem reunidas as condições de segurança.
João Gomes Cravinho afirmou que o encontro dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia foi bastante "produtivo" e anunciou que ainda não se esgotaram os pacotes de sanções da União Europeia à Rússia.
Em declarações aos jornalistas depois da reunião com os chefes da diplomacia da UE, Gomes Cravinho informou que "Portugal tomou a decisão de pedir o regresso do seu embaixador a Kiev" assim que haja condições. O Ministro dos Negócios Estrangeiros refere que o regresso dos embaixadores à capital é "um sinal político muito importante" e que tinha sido pedido "pelo presidente Zelensky e por Josep Borrell", o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e para a Política de Segurança.
Em relação ao apoio militar pedido pela Ucrânia, Gomes Cravinho disse que Portugal "continuará a fazer a sua parte" ao fornecer equipamento bélico para combater a invasão russa.
Edições do Dia
Boas leituras!