Secções
Entrar

Tudo o que se sabe sobre Cláudio Valente, o português suspeito do homicídio do professor do MIT

Diogo Barreto 19 de dezembro de 2025 às 09:47

Terá sido o responsável pela morte de dois estudantes em Brown e do homicídio de Nuno Loureiro. Foi encontrado morto pelas autoridades.

Chama-se Cláudio Manuel Neves Valente, é português e frequentou o mesmo curso universitário em Portugal que o professor Nuno Loureiro, no Instituto Superior Técnico. É suspeito de ter matado dois estudantes e deixado nove feridos no tiroteio na Universidade Brown e de ter assassinado à porta de casa o professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dias depois do ataque na universidade de Rhode Island.
Quem é Cláudio Valente, o português suspeito de matar Nuno Loureiro e dois estudantes da Universidade de Brown
O suspeito foi encontrado morto perto de uma unidade de armazenamento, na posse de uma bolsa, duas armas de fogo e provas que indicam para que tenha sido o autor do ataque. As autoridades acreditam que o atirador atuou sozinho e que no final tirou a própria vida com um ferimento de bala auto-infligido. "A 15 de dezembro, matou o professor do MIT Nuno Loureiro, na residência deste em Brookline, Massachusetts", afirmou a procuradora dos Estados Unidos para o Distrito de Massachusetts, Leah Foley, numa conferência de imprensa em Boston, na noite de quinta-feira. Cláudio Valente, de 48 anos, cidadão português e antigo estudante da Universidade Brown frequentou esta universidade entre o ano de 2000 e 2001 num programa de mestrado com doutoramento em Física, tendo abandonado formalmente o curso em 2003. Cruzou-se inicialmente com Nuno Loureiro no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, entre 1995 e 2000, onde foi monitor.
De acordo com o procurador-geral de Rhode Island, Peter Neronha, o suspeito trocou as matrículas do carro alugado que utilizava para dificultar a investigação. O veículo foi localizado em Salem, no estado de New Hampshire, depois de um leitor automático de matrículas assinalar uma das chapas ligadas ao automóvel. Tratava-se de um carro de aluguer, segundo registos financeiros verificados pelo FBI. "Uma pessoa que se apresentou à polícia com informações resolveu este caso por completo. Essa pessoa levou-nos ao carro, que nos levou ao nome, que nos levou às fotografias do indivíduo a alugar o carro, que coincidem com a roupa do atirador aqui em Providence e com a bolsa que vemos nas imagens", revelou o procurador-geral de Rhode Island, Peter Neronha.
“Não era estudante atual, não era funcionário e não obteve qualquer grau académico pela Universidade, tendo frequentado apenas três semestres. Neves Valente foi admitido na Escola de Pós-Graduação de Brown para estudar no programa Sc.M–PhD em Física”, refere um comunicado da presidente da Universidade de Brown. Só a abril de 2017 é que o português conseguiu obter autorização de residência. Atualmente, Cláudio Valente não tinha nenhum vínculo com a Universidade de Brown. Além de Cláudio Manuel Neves Valente ter estudado na mesma instituição de ensino em Lisboa que Nuno Loureiro, a polícia divulgou também que houve imagens de videovigilância que captaram o português " a menos de um quilómetro da residência" do físico em Brookline. Há ainda imagens de Cláudio Valente a entrar num prédio "no mesmo local onde fica o apartamento do professor", acrescentou a polícia. O português também foi visto, uma hora depois da morte do físico Nuno Loureiro, a entrar no armazém onde foram realizadas buscas esta quinta-feira. Vestia as mesmas roupas que terá usado quando cometeu o crime.  O presidente norte-americano, Donald Trump, suspendeu esta quinta-feira os  ao que Cláudio Valente usou para entrar no Estados Unidos da América.
Nuno Loureiro estudou no Instituto Superior Técnico de Lisboa e foi nomeado, no início de 2024, diretor de um dos centros de investigação mais importantes do reputado MIT (Massachusetts Institute of Technology, em Boston, nos Estados Unidos).
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela