Secções
Entrar

Marcelo convoca eleições para 10 de março

Leonor Riso 09 de novembro de 2023 às 20:00

O Presidente da República anunciou a sua decisão decorrente da demissão do primeiro-ministro António Costa, devido à investigação do Supremo Tribunal de Justiça que sobre ele pende.

O Presidente da República anunciou que vai dissolver o Parlamento, convocando eleições para o dia 10 de março. 

CARLOS M. ALMEIDA

"Quero testemunhar o serviço à causa pública [de Costa] durante décadas, nos longos e exigências anos de saída do défice excessivo, do saneamento da banca, pandemia e guerra na Ucrânia e no Médio Oriente", frisou Marcelo. "Agradeço ainda a disponibilidade para assegurar as funções até substituição nos termos constitucionais", apontou o Presidente, indicando assim que Costa fica até às eleições.

"Fi-lo por decisão própria, num exercício do poder conferido pela Constituição Portuguesa. E fi-lo por inúmeras razões", detalha Marcelo. "A primeira, a natureza do voto nas eleições de 2022 personalizado no primeiro-ministro com base na sua própria liderança, candidatura, campanha eleitoral e esmagadora vitória. Assim o disse, logo, a 30 de março do ano passado, no discurso de posse do Governo a falar em substituição a meio do caminho."

A segunda razão passou pela "fraqueza da formação de novo governo com a mesma maioria, mas qualquer outro primeiro-ministro, para tanto não legitimado pelo voto popular". A terceira, pelo "risco já verificado no passado de essa fraqueza redundar num adiamento da dissolução para pior momento para situação crítica com um desfecho imprevisível, suportado pelo Presidente da República, e inspirador partidário, enfraquecendo o papel partidário num momento em que ele deve ser referência interna e externa". 

Em quarto lugar, Marcelo enunciou a "garantia da establidade económica e social dada pela aprovação do OE2024 antes da exoneração do primeiro-ministro em inícios de dezembro". Ao aprovar o OE2024, "permite ir ao encontro das experiências de muitos portugueses, e acompanhar o Plano de Recuperação e Resiliência que nao pára nem pode parar". 

Finalmente, o Presidente da República considera que com eleições, há "maior clareza e rumo para superar o vazio inesperado que surpreendeu e perturbou tantos portugueses afeiçoados aos 8 anos de liderança ininterrupta, sem dramatizações e temores". "É essa a força da democracia, não ter medo do povo".

Marcelo concluiu o seu discurso: "Agora do que se trata é de olhar em frente, estugar o passo, escolher representantes do povo e do governo". "Portugueses, confio em vós, no vosso patriotismo, espírito democrático, liberdade, sois vós e so vós a certeza decisiva do futuro do nosso Portugal." 

O anúncio foi feito depois da reunião do Conselho de Estado, que acabou quatro horas depois do seu início. 

Na quarta-feira, o chefe de Estado recebeu no Palácio de Belém os oito partidos com assento parlamentar, a maior parte dos quais se manifestou a favor de uma dissolução do parlamento e da convocação de eleições legislativas antecipadas.

No entanto, o PS, que tem maioria absoluta de deputados, propôs ao Presidente da República a nomeação de outro primeiro-ministro para chefiar um novo Governo apoiado pela atual maioria.

O primeiro-ministro, António Costa, pediu na terça-feira a demissão ao Presidente da República, que a aceitou.

António Costa é alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitos num processo sobre negócios de lítio e hidrogénio terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos nos projetos investigados.

António Costa recusou a prática "de qualquer ato ilícito ou censurável" e manifestou total disponibilidade para colaborar com a justiça "em tudo o que entenda necessário".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela