Secções
Entrar

Imprensa europeia destaca ascensão de extrema-direita em Portugal

Lusa 11 de março de 2024 às 08:43

Jornal Politico escreve na newsletter que, "após quase nove anos no poder e de um escândalo de corrupção que manchou o governo de António Costa, os eleitores portugueses castigaram os socialistas", com "viragem à direita".

A imprensa europeia em Bruxelas destaca esta segunda-feira a ascensão da extrema-direita em Portugal nas eleições legislativas de domingo, com "nova vaga dos populistas", apontando que aviragem à direita, que venceu os socialistas, é feita com instabilidade parlamentar.

TIAGO PETINGA/LUSA

Na 'newsletter' da manhã "Europe Express" do jornal britânico Financial Times, com foco em assuntos europeus, lê-se que "a oposição de centro-direita de Portugal ganhou as eleições parlamentares de ontem [domingo], mas não conseguiu a maioria, uma vez que o apoio ao partido de extrema-direita Chega aumentou, tornando-o num potencial fazedor de reis", tendo grande influência na formação de Governo.

Por seu lado, na 'newsletter" da agência de notícias financeira Bloomberg também focada na 'bolha' europeia, lê-se que "o rápido crescimento das forças de direita na Europa continuou ontem [domingo] em Portugal, quando o partido de extrema-direita Chega quadruplicou a sua representação no Parlamento".

"A aliança de centro-direita - AD - obteve o maior número de lugares, derrotando os socialistas, cuja quota de votos caiu, enquanto o Chega conseguiu um forte resultado de terceiro lugar, assegurando cerca de 50 lugares", acrescenta.

Já o jornal online Politico escreve na sua 'newsletter' designada "Brussels Playbook" que, "após quase nove anos no poder e de um escândalo de corrupção que manchou o governo de António Costa, os eleitores portugueses castigaram os socialistas", com "viragem à direita".

Relatando os resultados provisórios de domingo, o Politico aponta que "não há uma maioria clara para nenhuma das forças tradicionais", antevendo que, "após consultas com os líderes partidários, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, deva convidar [Luís] Montenegro a formar governo".

Ainda assim, de acordo com Politico, "a turbulência está à porta", dado que a AD não conquistou maioria absoluta e Luís Montenegro sublinhou que não faria qualquer acordo político com a extrema-direita.

Este jornal fala ainda num "mau dia para os socialistas" nacionais e europeus, dado que agora apenas governam em apenas quatro dos 27 Estados-membros da União Europeia.

O jornal 'online' Euractiv, parceiro da Lusa, aponta na sua 'newsletter' focada em temas dos Estados-membros europeus "The Capitals" que "o eleitorado português não respondeu aos apelos para um voto útil nas eleições legislativas de domingo, resultando no parlamento mais fragmentado de sempre e com o Chega, de extrema-direita, a ser o grande vencedor".

"O Chega, de extrema-direita, quadruplicou o seu poder e ainda não se sabe se as forças dominantes o vão isolar", adianta o Euractiv.

Na mesma linha, o jornal diário belga Le Soir salienta na sua página na internet que, em Portugal, "o parlamento vira-se para a direita, com a extrema-direita em terceiro lugar".

"A três meses das eleições europeias, estas eleições, precipitadas pela demissão do primeiro-ministro cessante António Costa, que não se recandidatou, confirmam que a extrema-direita está a ganhar terreno no Velho Continente", a Europa, escreve o Le Soir.

O também jornal belga La Libre indica que "Portugal vira-se para a direita com a ascensão dos populistas", enquanto a emissora de rádio e televisão pública belga, RTBF, fala numa "vitória apertada do centro-direita e forte impulso populista".

 A coligação AD, que junta PSD, CDS e PPM, obteve 79 mandatos, contra 77 do PS (28,66%), seguindo-se o Chega com 48 eleitos (18,06%).

A IL, o BE e o PAN mantiveram os mandatos, oito, cinco e um respetivamente. Livre passou de um para quatro eleitos enquanto a CDU perdeu dois lugares, de seis para quatro mandatos.

Por apurar estão os quatro lugares da emigração, que o PS ganhou em 2022, com três mandatos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela