Secções
Entrar
Ao minuto

Governo anuncia fim do certificado digital e de teste negativo para eventos

Diogo Camilo 17 de fevereiro de 2022 às 13:05

Nível de mortalidade por covid-19 impede um maior alívio de medidas. Teletrabalho deixa de ser recomendado e acabam as limitações em plataformas comerciais, discotecas e bares. Fim da máscara pode chegar dentro de cinco semanas

Momentos Chave
Mariana Vieira da Silva Lusa
Ao MinutoAtualizado 17 fev 2022
17 fev 2022 17 de fevereiro de 2022 às 13:46

Fim dos boletins diários da covid-19 depende da DGS

Quanto ao fim dos boletins diários da DGS, o Governo passa a bola às autoridades de saúde e diz que não é da sua competência o seu fim.

Mariana Vieira da Silva lembra ainda a apresentação no Infarmed ontem, em que foi introduzido um novo sistema de informação que deixa de se focar nos infetados e passará a focar-se noutros indicadores. Para este serão utilizados dados que já hoje são recolhidos, mas que "precisam de ser reorganizados".

17 fev 2022 17 de fevereiro de 2022 às 13:25

Fim da máscara pode chegar dentro de 5 semanas

A ministra sublinha, entre as medidas anunciadas, o fim do isolamento para contactos de risco de pessoas positivias à covid-19, desvalorizando um possível fim de confinamento para assintomáticos infetados, revelando que a medida não foi discutida em Conselho de Ministros.

Sobre a próxima fase de desconfinamento, e por quanto tempo as novas medidas estarão em vigor, Mariana Vieira da Silva indicou que tal está dependente da mortalidade por covid-19 no país, que regista números altos, com a previsão dos peritos a apontar para o valor de 20 mortes por milhão de habitantes a 7 dias dentro de cinco semanas.

Na reunião no Infarmed de ontem, a investigadora Raquel Duarte falou deste nível 0, em que a máscara não será obrigatória e apenas recomendada para quem tem sintomas. A especialista considerou que Portugal está agora no "momento ideal" para avançar para o nível 1, mas que poderá chegar ao nível 0 depois de "avaliações quinzenais", dependendo da mortalidade e da hospitalização em cuidados intensivos.

Raquel Duarte aponta como metas uma mortalidade inferior a 20 óbitos por milhão de habitantes e para menos de 170 internamentos em UCI. A segunda meta já foi alcançada, uma vez que Portugal tem atualmente 147 doentes em unidades de cuidados intensivos. A mortalidade situa-se atualmente nos 63,3 óbitos por milhão de habitantes a 14 dias, sendo necessário que o número baixe para mais de um terço.

17 fev 2022 17 de fevereiro de 2022 às 13:17

Novas medidas entram em vigor nos próximos dias

Mariana Vieira da Silva anuncia que as restrições levantadas agora deverão entrar em vigor nos próximos dias, esclarecendo que o uso da máscara mantém-se em todas as situações em que hoje é obrigatória.

"Elas são importantes quando o nível de infeção e de óbitos ainda é elevado", afirmou, deixando em aberto a hipótese do uso de máscara ser aliviado numa próxima fase de diminuição de restrições.

17 fev 2022 17 de fevereiro de 2022 às 13:10

Fim do certificado digital e de teste negativo para eventos

Já fala a ministra Mariana Vieira da Silva, anunciando que haverá um primeiro nível de medidas que serão levantadas, apesar da mortalidade continuar elevada. Quando o nível de mortalidade baixar, haverá novo alívio de medidas.

Medidas que são levantadas: 

-Confinamento de contactos de risco;
-Recomendação de teletrabalho;
-Limites de lotação em estabelecimentos comerciais;
-Exigência de ceritficado digital, salvo no controlo de fronteiras;
-Exigencia de teste negativao para acesso a grandes evento, recintos desportivos e bares e discotecas.

17 fev 2022 17 de fevereiro de 2022 às 12:38

Especialistas sugeriram revisão das medidas

As medidas em vigor para controlar a pandemia de covid-19 deverão revistas na quinta-feira pelo Governo, depois dos peritos terem sugerido um alívio nas restrições, como o fim das limitações de acesso a lojas, bares e discotecas.

Apesar de ainda existirem incertezas, como afirmou hoje a ministra da Saúde, Portugal está numa nova fase da pandemia devido à alta taxa de vacinação e da menor gravidade associada à variante Ómicron.

Na última reunião do Infarmed para avaliar a evolução da situação epidemiológica, os especialistas sugeriram um alívio nas medidas contra a covid-19. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela