Secções
Entrar

Unidade de estrangeiros e fronteiras da PSP concluída hoje com quatro novos diretores

Lusa 04 de dezembro de 2025 às 19:18

O novo regime de retorno de estrangeiros ilegais, aprovado esta quarta-feira pelo Governo e que na sexta-feira vai ser colocado em consulta pública, vai passar a ser da competência exclusiva da PSP.

A orgânica da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF) da PSP, em funções desde agosto, ficou esta quarta-feira concluída com a posse dos quatros diretores, nomeadamente um responsável dedicado exclusivamente para a área de retorno.
Lusa
Numa cerimónia que decorreu na direção nacional da Polícia de Segurança Pública, em Lisboa, tomaram esta quarta-feira posse Hugo Palma para o cargo de diretor da Unidade Central de Estrangeiros e Migrações da UNEF, Carlos Ribeiro para diretor da Unidade Central de Segurança da Aviação Civil da UNEF. António de Sousa Magalhães vai ocupar o cargo de diretor da Unidade Central de Gestão de Fronteiras da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras da PSP e Paulo Flor é o diretor da Unidade Central de Retorno e Readmissão. A Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras da PSP é liderada pelo diretor nacional-adjunto João Ribeiro. Com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) há dois anos, algumas competências deste serviço de segurança, nomeadamente o controlo das fronteiras aéreas, passaram para a esfera da PSP, que desde 21 de agosto alargou as competências com a criação da UNEF. Além da segurança aeroportuária e controlo fronteiriço, que inclui o Centro de Instalação Temporária (CIT) de estrangeiros do Porto (Unidade Habitacional de Santo António) e pelos espaços equiparados a CIT existentes nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, a UNEF é também responsável pelas operações de afastamento, readmissão e retorno de pessoas em situação irregular, que tinham sido atribuídas à Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA). O novo regime de retorno de estrangeiros ilegais, aprovado esta quarta-feira pelo Governo e que na sexta-feira vai ser colocado em consulta pública, vai passar a ser da competência exclusiva da PSP.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela