Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
22 de abril de 2021 às 14:00

PS, PSD e Sócrates

A direita hoje quer esquecer que Sócrates foi visto e apresentado como o homem da esquerda que fazia a política de que a direita gostava. E que explicava os insucessos da direita pelo facto de ele ter “esvaziado” o PSD e por arrasto o CDS.

A vantagem de ter durante muito tempo criticado, de forma quase solitária, José Sócrates permitiu-me ver como ele foi louvado, saudado e protegido por gente de muitos partidos, o PS em primeiro lugar, o PSD a seguir e, pelo menos uma vez, o PCP. Mas não eram só os partidos, era a corte do poder económico, que agora bem pode jurar a pés juntos que detestava Sócrates, mas andou à sua volta como borboletas com a luz. E não estou a falar de Ricardo Salgado. E a direita, que hoje quer esquecer que Sócrates foi visto e apresentado como o homem da esquerda que fazia a política de que a direita gostava. E que explicava os insucessos da direita pelo facto de ele ter "esvaziado" o PSD e por arrasto o CDS. A memória é uma coisa muito aborrecida.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.