Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
29 de janeiro de 2016 às 08:00

Les jeux sont faits

Os socialistas estão profundamente divididos – e não adianta disfarçar essa divisão porque Maria de Belém foi a candidata nascida dessa fractura – e essas divisões cristalizam-se em grupos e personalidades que não actuam em conjunto a não ser com reserva mental

Como diz o croupierpara travar novas apostas, já a roleta está a andar. Mesmo assim há quem coloque as fichas só nessa altura, como se pudesse perceber que números são favorecidos quando a bola pára. Nas presidenciais, já se conhecem os resultados e não há volta a dar. Há quem tenha ganho muito, Marcelo; bastante, Marisa; há quem tenha perdido honrosamente, Sampaio da Nóvoa; e há quem tenha perdido mal, Edgar Silva, e muito mal, Maria de Belém. Depois Tino de Rans concentrou aquilo que pode ser entendido como o voto de protesto jocoso, e Paulo de Morais o voto de protesto zangado. Henrique Neto foi a minha única verdadeira surpresa eleitoral, pensei sempre que iria ter mais votos. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.