Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
22 de abril de 2021 às 08:00

A corrupção criada e protegida pela lei

O tráfico de influências, como a corrupção e todos os crimes a ela associados, como o branqueamento, são uma espécie de crime para a vida, que ligam funcionário público ou político e corruptor ativo num pacto de silêncio e compromisso por muito tempo.

É um velho problema português. Muito antes de Sócrates, já a corrupção era criada e protegida pela própria lei e beneficiava outros protagonistas da vida política. Encoberta pelo velho "problema jurídico" que se multiplicou por todo o lado, como células cancerígenas, essa corrupção atravessou uma parte significativa do sistema político, pelo menos nas últimas quatro décadas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?