Há uma enorme diferença entre profissionais que têm formação e estão vinculados a um código deontológico, e uma pletora de falsos terapeutas e falsos coaches, mentores intuitivos, mental health trainers, especialistas e autodidatas em felicidade ou inteligência emocional, entre outros.
Num mundo com as características que conhecemos, em que simultaneamente somos confrontados com circunstâncias de elevada exigência emocional e psicossocial e temos uma percepção (realista) de baixa capacidade de controlo, ou em que uma em cada quatro pessoas vive com um problema de saúde psicológica, não é surpreendente que exista uma procura elevada e consistente por serviços que pretendem ajudar as pessoas a lidarem com os desafios que enfrentam nas suas vidas. E, por esse motivo, que exista também uma oferta muito ampla de serviços no domínio do "bem estar emocional". Se há necessidades, há oferta de (muitos) serviços.
Mas esta circunstância faz com que o próprio processo de identificar um serviço e profissional idóneo e que possa responder às nossas necessidades requeira critério. Apesar da evolução na literacia em saúde psicológica e bem estar, expressa na maior exigência e capacidade de diferenciação de serviços por parte das pessoas, há ainda um longo caminho a fazer.
Se já não atribuímos muita credibilidade e olhamos até de forma jocosa para anúncios em jornais ou para panfletos a promover os serviços do Mestre X, que adivinha o futuro, resolve todos os nossos problemas ou até se consegue ligar ao Além, a situação é menos clara em relação a "estratégias comprovadas para alcançar o seu potencial", "técnicas inovadoras para acabar com a depressão e ansiedade" ou "workshops para conhecer o seu verdadeiro eu", entre outras propostas que se apresentam com uma roupagem de aparente credibilidade e procuram gerar uma espécie de impulso motivacional. Ao passo que as primeiras não geram dúvidas sobre o que são, estas últimas são difusas na forma, apresentadas por todo o tipo de agentes (muitos com formação universitária) e sobretudo correspondem a uma amálgama de conceitos, procedimentos, campos de ação, referências científicas, pseudocientíficas e obscuras e dependem em muito do efeito placebo e das traiçoeiras regras de que basta querer para conseguir ou, no extremo oposto, que há algo grandioso destinado para nós. Uma grande nuvem de poeiras que, tal como lhes é próprio, obscurecem o ambiente, não permitem ver claramente e não fazem bem à saúde.
Navegar num mundo de técnicas para promover o bem estar exige literacia, exigência e que nos lembremos de duas coisas: que tipo de intervenção é aquela e quem é que a está a propor. Ainda que, naturalmente, não possamos ser especialistas, é importante questionarmos certas propostas e exigirmos que sejam os profissionais certos, porque qualificados, a nos prestarem os serviços que nos ajudam a lidar com uma determinada circunstância.
Mas a qualificação profissional não corresponde a um ou vários workshops e cursos sobre determinada técnica ou assunto, ou até a alguém que acha que "tem jeito para lidar com pessoas". A qualificação pressupõe uma trajetória de formação e especialização que assegure conhecimento teórico-prático, experiência e a reflexão sobre a mesma, e uma capacidade de raciocínio ético e deontológico. Da mesma forma que o facto de uma pessoa gostar de atividades no mar não a torna bióloga marinha, ou alguém ter interesse no mundo da aviação não a torna piloto ou controlador aéreo, também por as situações de vulnerabilidade e sofrimento psicológico gerarem interesse de muitos agentes (que até podem gostar muito de lidar com pessoas), isso não significa que todos estejam habilitados para fazerem determinadas intervenções.
Há uma enorme diferença entre profissionais que têm formação e estão vinculados a um código deontológico, e uma pletora de falsos terapeutas e falsos coaches, mentores intuitivos, mental health trainers, especialistas e autodidatas em felicidade ou inteligência emocional, entre outros, e que em comum ilustram a velha confusão entre confiança e competência. E há uma enorme diferença entre métodos e técnicas de intervenção cientificamente validados e enquadrados numa intervenção profissional, e um conjunto de métodos obscuros, que dizem que basta querer para poder, que não resultam, e que de forma perversa, ao não resultarem, atribuem a culpa às pessoas porque não quiseram o suficiente.
A ideia de um processo cooperativo entre um profissional e uma pessoa que recorre aos seus serviços, de um processo que tem características próprias, incluindo de natureza interpessoal, que se insere numa determinada abordagem teórica e que requer tempo, como é o caso da psicoterapia, pode não ser a proposta mais sexy do mundo, sobretudo se comparada com "técnicas", "métodos" e "abordagens" vistosas e que oferecem explicações e soluções simples para questões complexas. Mas é aí que reside a verdadeira fonte de autoconhecimento, adaptabilidade e transformação.
Se os desafios enfrentados por muitos rapazes são reais e não devem ser ignorados, também é perigoso transformá-los numa narrativa de vitimização que ataca os progressos das mulheres na sociedade, para mais quando persistem indicadores de desigualdade entre sexos, com prejuízo para o feminino.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
No início dos anos 2000, a ideia de uma consulta de psicologia ser feita a distância era algo novo para muitos e certamente não era a prática regular. Vinte anos depois, a discussão já não é apenas sobre teleconsultas ou atos da profissão feitos a distância, que são uma prática comum e válida, mas sobre qual é a extensão do papel das tecnologias da informação e da comunicação na compreensão do comportamento humano e na prestação de serviços de psicologia.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres