Sábado – Pense por si

Pedro Ledo
Pedro Ledo
31 de outubro de 2025 às 08:18

Os eGates do Aeroporto de Lisboa: a culpa não é da PSP, é da falta de visão do Estado

O que se tem pedido aos polícias nos aeroportos é que se transformem em técnicos de informática, tradutores, assistentes de turismo e até operadores de máquinas de reconhecimento facial. Isto não é função policial.

Nos últimos meses, multiplicam-se as imagens e os relatos de caos nas zonas de controlo de passaportes do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Passageiros amontoados, filas intermináveis, máquinas avariadas e um clima geral de desorganização que deixa má imagem do país junto de quem nos visita. No centro de tudo, estão os chamados eGates, os portões automáticos de controlo de fronteira que deveriam representar a modernidade tecnológica do sistema aeroportuário português. Mas, em vez disso, tornaram-se o símbolo de uma má gestão estrutural.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.