Sábado – Pense por si

Pedro Antunes
Pedro Antunes
08 de outubro de 2018 às 09:49

Uma Nova Esperança

Olho em volta. Estas pessoas parecem diferentes. São cidadãos independentes que estão a tirar do seu tempo para montar uma coisa melhor. São profissionais, empresários, investigadores, académicos, com pouco ou nenhum historial partidário.

Nunca fui uma pessoa especialmente ideológica nem partidarizada. Durante os meus anos de faculdade juntei-me à JSD. Fui ativo uns meses, ajudei a organizar um evento de debate entre a JSD e a JS, ao estilo dos núcleos de debate universitários que havia na altura. Rapidamente deixei de me interessar. As conversas eram demasiado acerca de listas, cargos, posições. O núcleo, ou secção como penso que se chamava, era olhado como número de votos para outras guerras. Pouco se falava de política a sério. Pouco se falava do que queríamos por Portugal. Fiquei vacinado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.