Sábado – Pense por si

Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos Professor universitário
01 de março de 2022 às 10:03

A parada dos idiotas úteis

O idiota útil (Polezni durak) é acima de tudo um impostor, autoconvencido e vaidoso, que, voluntariamente, consciente ou inconscientemente, alguns até serão pagos, outros sem qualquer tipo de compensação, participam na promoção e defesa ativa da visão e dos interesses do Kremlin.

Lenine terá cunhado a expressão "idiota útil", mais ou menos ao longo da seguinte frase, "usaremos os idiotas úteis na frente de batalha. Incitaremos ao ódio das classes, destruiremos a sua base moral, a família e a espiritualidade. Comerão as migalhas que cairão das nossas mesas. O Estado será Deus".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?