Sábado – Pense por si

Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos Professor universitário
29 de março de 2022 às 08:00

Heróstrato de Moscovo

O ardil de o Kremlin nunca ter declarado concretamente os objetivos estratégicos que pretendia alcançar com a invasão, ainda lhe oferece alguma margem de manobra para escolher o "momento da vitória".

Passado um mês sobre a invasão militar russa da Ucrânia, torna-se evidente que Putin já perdeu a guerra. Resta saber como encontrará o caminho para a paz. Há uma semana que as tropas russas não avançam no terreno, tendo os ucranianos reconquistado importantes posições. Enquanto o assalto militar a Kiev afigura-se adiado sine die.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O ano 1 da Grande Transição

Este ano de 2025 acabou com a Ordem Internacional Liberal. Parece vir aí uma nova Ordem das Grandes Potências, baseada na Força, já não nas regras. Mas ainda só estamos a iniciar a Transição. Trump fez um primeiro ano de segundo mandato desastroso. Putin agradece e tentará, em 2026, aproveitar o triunfo de ter "conquistado" Washington, apesar de, no terreno, ter falhado a tomada de Kiev. Preparem-se para alguns anos de incerteza, risco e nevoeiro. Nós, europeus, ainda não sabemos lidar com a perda americana