Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
03 de março de 2020 às 18:28

O básico dos básicos: a t-shirt branca e o seu (enorme) impacto ambiental

A quantidade de roupa que cada pessoa compra tem aumentado ao longo dos anos. Em 2017 as estimativas indicavam que, a cada segundo, a quantidade de desperdício têxtil que era incinerado era equivalente a um camião de lixo.

Branca. Com manga curta, agora manga cava. Cava larga, Cava estreita. Manga a três quartos ou manga curta larga, sem manga ou manga comprida. O princípio é sempre o mesmo mas a moda está sempre a mudar e o que vale hoje não pode ser válido amanhã. O negócio precisa renovar-se a cada dia, dependendo da renovação do guarda-roupa que temos em casa. As notícias, a publicidade e as imagens com as quais nos cruzamos nos media sociais, mostram-nos o que está a dar e suscitam a ideia de que precisamos acompanhar as tendências para sermos bonitas. Ou bonitos porque hoje, no que à moda e ao consumo diz respeito, não há distinção de género. São as mulheres quem mais consome ou toma decisões de consumo maseles compram cada vez mais e perdem a vergonha em mostrarvaidade com a sua aparência.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.