Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
03 de março de 2020 às 18:28

O básico dos básicos: a t-shirt branca e o seu (enorme) impacto ambiental

A quantidade de roupa que cada pessoa compra tem aumentado ao longo dos anos. Em 2017 as estimativas indicavam que, a cada segundo, a quantidade de desperdício têxtil que era incinerado era equivalente a um camião de lixo.

Branca. Com manga curta, agora manga cava. Cava larga, Cava estreita. Manga a três quartos ou manga curta larga, sem manga ou manga comprida. O princípio é sempre o mesmo mas a moda está sempre a mudar e o que vale hoje não pode ser válido amanhã. O negócio precisa renovar-se a cada dia, dependendo da renovação do guarda-roupa que temos em casa. As notícias, a publicidade e as imagens com as quais nos cruzamos nos media sociais, mostram-nos o que está a dar e suscitam a ideia de que precisamos acompanhar as tendências para sermos bonitas. Ou bonitos porque hoje, no que à moda e ao consumo diz respeito, não há distinção de género. São as mulheres quem mais consome ou toma decisões de consumo maseles compram cada vez mais e perdem a vergonha em mostrarvaidade com a sua aparência.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.