Sábado – Pense por si

João Camargo
João Camargo Investigador de alterações climáticas
02 de abril de 2016 às 13:00

Frack on this

O boom do fracking (em português fractura hidráulica) nos Estados Unidos começou na década passada. Esta forma de extracção de petróleo e gás natural implica abrir furos na rocha através da injecção de um fluído a alta pressão

Em Fevereiro passado a SoCal Gas, empresa de exploração de gás natural nos Estados Unidos, conseguiu finalmente fechar uma fuga de metano que durante 4 meses expulsou uma quantidade de gases com efeito de estufa equivalente a queimar 2.65 mil milhões de gasolina ou acrescentar 4,5 milhões de carros por dia, durante mais de 110 dias. Este acidente, considerado mais grave do que o derrame de petróleo da BP no Golfo do México em 2010, levou à declaração do Estado de Emergência na Califórnia e à evacuação de 6400 famílias e encerramento da cidade de San Fernando Valley, Los Angeles. Depois de mais de dez tentativas sem sucesso feitas pela empresa para controlar a fuga, finalmente foi possível controlá-la e encher de cimento o furo com 2400 metros de profundidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?