Sábado – Pense por si

João Camargo
João Camargo Investigador de alterações climáticas
02 de abril de 2016 às 13:00

Frack on this

O boom do fracking (em português fractura hidráulica) nos Estados Unidos começou na década passada. Esta forma de extracção de petróleo e gás natural implica abrir furos na rocha através da injecção de um fluído a alta pressão

Em Fevereiro passado a SoCal Gas, empresa de exploração de gás natural nos Estados Unidos, conseguiu finalmente fechar uma fuga de metano que durante 4 meses expulsou uma quantidade de gases com efeito de estufa equivalente a queimar 2.65 mil milhões de gasolina ou acrescentar 4,5 milhões de carros por dia, durante mais de 110 dias. Este acidente, considerado mais grave do que o derrame de petróleo da BP no Golfo do México em 2010, levou à declaração do Estado de Emergência na Califórnia e à evacuação de 6400 famílias e encerramento da cidade de San Fernando Valley, Los Angeles. Depois de mais de dez tentativas sem sucesso feitas pela empresa para controlar a fuga, finalmente foi possível controlá-la e encher de cimento o furo com 2400 metros de profundidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.