Preparámos-lhe um conjunto de roteiros para conhecer o Alentejo e o Algarve em diferentes perspetivas; contamos-lhe o que a ciência da felicidade nos ensina sobre nós próprios; e entrevistámos o ex-jogador e selecionador da Polónia, Paulo Sousa.
Para lhe apresentar as sugestões de roteiros pelo Alentejo e pelo Algarve que fazem a capa desta edição, os repórteres Catarina Moura, Joana Emídio Marques e Markus Almeida fizeram-se à estrada para identificar percursos que vão da serra à praia, do enoturismo à gastronomia, do desporto ao património. Foi neste último, ao passar por Alcáçovas, que o jornalista Markus Almeida conheceu um mestre na arte ancestral do chocalho. Chama-se Joaquim Sim Sim e passou a vida a produzi-lhos e a martelá-los para que tenham um som afinado. Joaquim começou naquela arte aos 12 anos, viu o fabrico de chocalhos tornar-se Património Cultural Imaterial da Unesco em 2005 e hoje, aos 82 anos, continua a ir todos os dias para a sua loja e oficina fazer o que faz tão bem. Visite-o.
Ciência da felicidade
Num mundo cada vez mais exigente, competitivo e impessoal, sucedem-se as notícias sobre o aumento dos números da ansiedade, da depressão e do stresse. Parece que na correria em que se transformaram as nossas vidas, nos esquecemos que o sucesso e a felicidade nem sempre andam de mãos dadas. Pelo menos são essas as conclusões a que chegaram os vários estudiosos daquela que pode já ser chamada de ciência da felicidade e que foram entrevistados pela subeditora Vanda Marques. Na Universidade de Yale, por exemplo, a aula mais popular é a da psicóloga Laurie Santos, que dá aos alunos uma série de estratégias científicas para encontrar o bem-estar. Por ela já passaram três milhões de estudantes que ficaram a saber que, mais do que as circunstâncias, a chave da felicidade pode estar nos nossos comportamentos e também na nossa mente. Conheça as estratégias para se tornar mais feliz a partir da página 66.
Uma vida no futebol
Paulo Sousa interrompeu as férias de uma semana, antes do Europeu, para falar com aSÁBADOa partir de um hotel no Algarve. Durante hora e meia, passou em revista a sua carreira no futebol, que começou em miúdo no Repesenses, nos arredores de Viseu, e passou por Benfica, Sporting, Juventus ou Borussia Dortmund. Desde janeiro a treinar a seleção da Polónia, garante que vai para o Euro 2020 para ser campeão europeu.
Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.
No tema de capa desta semana, quatro nutricionistas dão conselhos sobre boa alimentação e como fugir ao açúcar. E ainda: uma caminhada com Diogo Morgado e uma entrevista sui generis feito ao jogador Tiago Tomás.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.
Corriam risco de vida, mas arriscaram tudo para fugir de Angola. Conheça as dificuldades que as grávidas enfrentam no SNS e ainda a vida do selecionador de ciclismo
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.