NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Esta semana trazemos-lhe as histórias dos três irmãos Rebelo de Sousa e as peripécias da entrevista a Francisco Rodrigues dos Santos – o líder do CDS quase chorou. E ainda: o perfil de Nélson Veríssimo, o novo treinador do Benfica; e as razões para haver cada vez mais divórcios.
Procurar as histórias de vida dos três irmãos Rebelo de Sousa é passar por alguns dos episódios mais marcantes da história política portuguesa. Filhos de uma figura do Estado Novo, Marcelo, António e Pedro cresceram nos bastidores do poder, mesmo que o pai, Baltazar, tenha sempre feito questão de lembrar em casa que os privilégios que os cargos que ocupou foram dando à família eram apenas transitórios. Se Marcelo é Presidente da República e um dos fundadores do PSD, António é militante do PS e foi o primeiro líder da JSD e Pedro era a criança que Salazar convidava para passear aos domingos e fugiu sempre dos partidos. Alunos brilhantes, católicos convictos, com percursos de sucesso, são protagonistas de episódios históricos, aventuras e peripécias que durante um mês a jornalista Margarida Davim recolheu junto de alguns dos amigos mais próximos dos irmãos Rebelo de Sousa.
Chicão desconfiado com as notas
Como tem acontecido em todas as entrevistas a líderes partidários, os jornalistas Sara Capelo e Alexandre R. Malhado pediram a Francisco Rodrigues dos Santos que escolhesse um gesto. O presidente dos centristas optou por um “fixe à CDS”. E explicou: “Vamos embora, vamos surpreender. Confiança, otimismo para as eleições.” A subeditora da SÁBADO escreveu nas folhas de apontamentos e ele reagiu, desconfiado: “Mas está a tirar notas?” Ela explicou que a foto tinha de ter uma legenda. “Ah, OK”, assentiu Chicão.
Já no fim da entrevista, perguntaram-lhe se a mulher, que é conselheira nacional do CDS, discorda do líder do CDS. E Francisco Rodrigues dos Santos, que esteve sempre combativo e bem humorado, começou a ficar com os olhos embaciados enquanto falava de Inês. Não chorou, mas emocionou-se.
Pandemia aumentou divórcios
Em 2020, por cada 100 casamentos registados, ocorreram 91,5 divórcios. Para perceber os porquês deste recorde, a jornalista Sónia Bento foi falar com divorciados, advogados e psicólogos, que afirmam que a separação de muitos casais foi uma consequência da pandemia. Partilhar a casa e trabalhar ao mesmo tempo, tendo crianças com aulas online e outras sem infantários, além do medo de contrair o vírus, criou uma “tempestade perfeita” para o colapso. Para as relações que já estavam fragilizadas, algumas com violência por trás, esta foi a gota de água. E são quase sempre as mulheres que dão o primeiro passo.
Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais
As zonas centrais de Lisboa e Porto apresentam preços proibitivos para quem quer comprar casa, por isso, a tendência passa por apostar nos arredores. E ainda: uma exposição sobre D. Amélia e uma entrevista ao encenador João Mota
Considerada já uma "epidemia", o cansaço é um tema sério e que afeta milhões de pessoas na sua vida pessoal e profissional. Acompanhamos Seguro nas suas férias e tentámos perceber o que vai acontecer nos recreios sem telemóveis.
Com uma das melhores praias da Europa, Porto Santo é a sugestão de destino que faz a capa desta semana. A conversa improvável com Fábia Rebordão acabou a atrasá-la para ir buscar a filha. Conheça a moda das festas de 15 anos.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.
Quem rasga as vestes pelo perigo que o Chega possa representar para o regime não pode colocar-se na mesma posição e tentar, do outro lado, subverter o amado regime para travar o Chega.
O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.