Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
13 de maio de 2021 às 14:00

Bastidores: Um salto a Espanha

Preparámos-lhe um guia para planear as suas férias à distância de uma viagem de carro. Conversámos com o famoso jurado do Masterchef Austrália e entrevistámos Adolfo Luxúria Canibal, que é agora coordenador do programa do candidato do PS de Braga.

Para lhe preparar o tema de capa desta edição, enviámos a jornalista Filipa Teixeira para a Galiza e o repórter Paulo Barriga para a Andaluzia. Ambas as regiões têm uma forte ligação a Portugal. Por isso, a jornalista não estranhou quando ao chegar à adega Martín Códax foi recebida por Marta Burdiel que lhe falou num português impecável. A Filipa estava convencida de que a funcionária era portuguesa. Afinal, não é, apesar de se ver como tal: viveu mais de 10 anos em Cascais e sempre que pode regressa para matar saudades. "Aqui não conseguem fazer bacalhau como nós", justificou. Já na Andaluzia, quando o Paulo Barriga perguntou ao dono de um restaurante de Sanlúncar de Barrameda, em frente à foz do Guadalquivir, de onde Fernão de Magalhães saiu para a viagem de circum-navegação, onde poderia encontrar memórias sobre o navegador, recebeu como resposta: "A melhor homenagem que lhe fizemos foi esta", enquanto mostrava uma garrava de vinho Manzanilla. "Isto sim é um monumento", disse. Não perca as sugestões dos jornalistas para uns dias de descanso à distância de uma viagem de automóvel.

Viagem no tempo

Para entrevistar Matt Preston, o famoso jurado do MasterChef Austrália, a subeditora Vanda Marques viveu uma espécie de experiência espácio-temporal: para ela eram 23h de quinta-feira 6 de maio; para ele eram 8h de sexta-feira, 7 de maio. A viver numa casa em cima da praia, em Sidney, o crítico gastronómico sentia-se relaxado e feliz. Durante mais de uma hora contou como passou vários meses só a comer vegetais para escrever o novo livro sobre receitas vegetarianas e veganas. Agora, diz, sonha com comida de rua e não com restaurantes chiques.

Um músico na política

O anúncio de que Adolfo Luxúria Canibal iria coordenar o programa eleitoral do candidato do Partido Socialista em Braga nas próximas autárquicas pode ter surpreendido muita gente. Já para os bracarenses não foi uma novidade, uma vez que esta não é a primeira vez que o músico e advogado se mete na política local. O detalhe aqui está em ser coordenador do programa do "candidato do PS" e não do programa do partido: é que o PS de Braga está de costas voltadas para o candidato. Na conversa com o jornalista Marco Alves, num famoso café de Braga, Luxúria Canibal explica tudo.

Boa semana. 

Mais crónicas do autor
07 de outubro de 2025 às 23:00

Cerco a Montenegro

Os novos desenvolvimentos no caso Spinumviva e o apertar do cerca a Luís Montenegro. E ainda: a campanha para as Autárquicas em Lisboa; Rabo de Peixe: o documentário e a ameaça das drogas sintéticas.

23 de setembro de 2025 às 23:00

Médicos que ganham fortunas

Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais

16 de setembro de 2025 às 23:00

Uma casa na periferia

As zonas centrais de Lisboa e Porto apresentam preços proibitivos para quem quer comprar casa, por isso, a tendência passa por apostar nos arredores. E ainda: uma exposição sobre D. Amélia e uma entrevista ao encenador João Mota

09 de setembro de 2025 às 23:00

Saiba como travar o cansaço

Considerada já uma "epidemia", o cansaço é um tema sério e que afeta milhões de pessoas na sua vida pessoal e profissional. Acompanhamos Seguro nas suas férias e tentámos perceber o que vai acontecer nos recreios sem telemóveis.

02 de setembro de 2025 às 23:00

Porto Santo, a ilha dourada

Com uma das melhores praias da Europa, Porto Santo é a sugestão de destino que faz a capa desta semana. A conversa improvável com Fábia Rebordão acabou a atrasá-la para ir buscar a filha. Conheça a moda das festas de 15 anos.

Mostrar mais crónicas
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.