Sábado – Pense por si

Vanda Marques
Vanda Marques Editora
29 de julho de 2021 às 05:30

300 km à procura da melhor comida

Escolhemos 88 restaurantes com esplanada para as suas férias no Algarve, revelamos a queixa na PGR contra Nuno Vasconcellos, e contamos-lhe tudo sobre as maiores guerras em condomínios de luxo. Sem esquecer a vida do novo funcionário do Benfica: Rui Pedro Braz.

O repórter Pedro Miranda e a fotojornalista Raquel Wise embarcaram numa difícil missão esta semana – fazer-lhe chegar os melhores restaurantes com esplanada que o Algarve tem para oferecer. Com as restrições da pandemia, os turistas portugueses parecem ser a resposta para salvar o verão algarvio. E, num ano tão desafiante como o que vivemos, as férias ganham ainda mais importância. Com isto em mente, os repórteres daSÁBADOpercorreram mais de 300 km com paragens em Lagos, Portimão, Faro, Albufeira, Olhão e Altura. Durante três dias provaram um pouco de tudo – como um inesquecível turnedó Rossini [prato de carne que é uma homenagem ao compositor Rossini] ou um atum braseado, em cama de batata e abacate, do novo restaurante da praia de Altura, o UCA. Ficaram de barriga cheia, e nunca descuraram o tempo necessário para entrevistar os chefs que dão vida ao Algarve, como é o caso do sr. Custódio, que gere o Palhacinho, no mercado municipal de Faro, há mais de 50 anos. É um trabalho duro, mas o resultado compensa. Estas páginas são para guardar.

Raquel Wise

Os milhões de Vasconcellos

A redatora principal Ana Taborda e o jornalista Bruno Faria Lopes tiveram acesso à queixa contra Nuno Vasconcellos, entregue ao Ministério Público pelo gestor Rafael Mora e por um antigo funcionário da Ongoing, André Parreira, e revelam o que está em causa. Conheça os esquemas que o empresário terá usado para retirar património das empresas portuguesas.

d.r.

Condomínios em guerra

Há luxuosas piscinas e vigilância 24 horas por dia, mas isso não impede que os vizinhos entrem em litígio. A jornalista Raquel Lito investigou os conflitos entre moradores, e mostra como não é apenas a marquise de Cristiano Ronaldo que levanta polémica. Há piscinas e elevadores igualmente conflituosos. A repórter falou com advogados, moradores e empresas de gestão de condomínios para perceber como é que estes conflitos se arrastam durante anos e alguns até chegam a tribunal. Nem sempre foi fácil e chegou mesmo a ser barrada em três edifícios residenciais de luxo, em Lisboa, conhecidos pelos moradores famosos – mas sobretudo pelas guerras de condomínio. Nestes casos, nem os administradores quiseram falar e remeteram as explicações para as empresas de gestão de condomínios. Há quem não desista destes conflitos que só pioraram com a pandemia. 

Mais crónicas do autor
25 de novembro de 2025 às 23:00

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?

18 de novembro de 2025 às 23:00

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.

11 de novembro de 2025 às 23:00

Atrasar a demência

Os casos de demência deverão triplicar até 2050. Mas é possível prevenir muitos casos. E com coisas simples. Afinal, conversar com os amigos gera mais neurónios do que fazer Sudokus.

04 de novembro de 2025 às 23:00

Os traficantes de escravos portugueses

Os portugueses que fizeram fortuna com o tráfico de escravos. E ainda: jovens viciados em videojogos; três dias ao telefone com Jorge Corrula

28 de outubro de 2025 às 23:00

As histórias de Balsemão

Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.

Mostrar mais crónicas

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?