Sábado – Pense por si

Vanda Marques
Vanda Marques Editora
29 de julho de 2021 às 05:30

300 km à procura da melhor comida

Escolhemos 88 restaurantes com esplanada para as suas férias no Algarve, revelamos a queixa na PGR contra Nuno Vasconcellos, e contamos-lhe tudo sobre as maiores guerras em condomínios de luxo. Sem esquecer a vida do novo funcionário do Benfica: Rui Pedro Braz.

O repórter Pedro Miranda e a fotojornalista Raquel Wise embarcaram numa difícil missão esta semana – fazer-lhe chegar os melhores restaurantes com esplanada que o Algarve tem para oferecer. Com as restrições da pandemia, os turistas portugueses parecem ser a resposta para salvar o verão algarvio. E, num ano tão desafiante como o que vivemos, as férias ganham ainda mais importância. Com isto em mente, os repórteres daSÁBADOpercorreram mais de 300 km com paragens em Lagos, Portimão, Faro, Albufeira, Olhão e Altura. Durante três dias provaram um pouco de tudo – como um inesquecível turnedó Rossini [prato de carne que é uma homenagem ao compositor Rossini] ou um atum braseado, em cama de batata e abacate, do novo restaurante da praia de Altura, o UCA. Ficaram de barriga cheia, e nunca descuraram o tempo necessário para entrevistar os chefs que dão vida ao Algarve, como é o caso do sr. Custódio, que gere o Palhacinho, no mercado municipal de Faro, há mais de 50 anos. É um trabalho duro, mas o resultado compensa. Estas páginas são para guardar.

Raquel Wise

Os milhões de Vasconcellos

A redatora principal Ana Taborda e o jornalista Bruno Faria Lopes tiveram acesso à queixa contra Nuno Vasconcellos, entregue ao Ministério Público pelo gestor Rafael Mora e por um antigo funcionário da Ongoing, André Parreira, e revelam o que está em causa. Conheça os esquemas que o empresário terá usado para retirar património das empresas portuguesas.

d.r.

Condomínios em guerra

Há luxuosas piscinas e vigilância 24 horas por dia, mas isso não impede que os vizinhos entrem em litígio. A jornalista Raquel Lito investigou os conflitos entre moradores, e mostra como não é apenas a marquise de Cristiano Ronaldo que levanta polémica. Há piscinas e elevadores igualmente conflituosos. A repórter falou com advogados, moradores e empresas de gestão de condomínios para perceber como é que estes conflitos se arrastam durante anos e alguns até chegam a tribunal. Nem sempre foi fácil e chegou mesmo a ser barrada em três edifícios residenciais de luxo, em Lisboa, conhecidos pelos moradores famosos – mas sobretudo pelas guerras de condomínio. Nestes casos, nem os administradores quiseram falar e remeteram as explicações para as empresas de gestão de condomínios. Há quem não desista destes conflitos que só pioraram com a pandemia. 

Mais crónicas do autor
19 de agosto de 2025 às 23:00

D. Manuel I e a carta do achamento

Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.

12 de agosto de 2025 às 23:00

Comer bem e fugir ao açúcar

No tema de capa desta semana, quatro nutricionistas dão conselhos sobre boa alimentação e como fugir ao açúcar. E ainda: uma caminhada com Diogo Morgado e uma entrevista sui generis feito ao jogador Tiago Tomás.

05 de agosto de 2025 às 23:00

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

29 de julho de 2025 às 23:00

Descobrir o outro Algarve

Praias com poucos banhistas e os melhores petiscos do Algarve. E ainda uma viagem ao tempo em que acabaram as barracas em Lisboa.

22 de julho de 2025 às 23:00

A dramática fuga dos portugueses de Angola

Corriam risco de vida, mas arriscaram tudo para fugir de Angola. Conheça as dificuldades que as grávidas enfrentam no SNS e ainda a vida do selecionador de ciclismo

Mostrar mais crónicas

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.