Sábado – Pense por si

Vulcão Etna entra em atividade e encerra aeroporto na Sicília

Lusa 15 de agosto de 2024 às 13:42
As mais lidas

A coluna de fumo e cinzas chegaram a elevar-se a 9.500 quilómetros acima do nível do mar.

O vulcão Etna, na ilha italiana da Sicília e considerado o mais ativo na Europa, entrou novamente em erupção, obrigando ao encerramento esta quinta-feira, 15, do aeroporto de Catânia.

A atividade vulcânica começou a ser sentida na quarta-feira, tendo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) indicado que essa atividade evoluiu para a saída de lava, que cessou durante a madrugada de hoje, adiantou a Europa Press.

A coluna de fumo e cinzas chegaram a elevar-se a 9.500 quilómetros acima do nível do mar, de acordo com o INGV, que confirmou a queda de material piroclástico (matéria vulcânica solidificada) em várias localidades.

O aeroporto de Catânia viu-se obrigado a reduzir a sua atividade na quarta-feira e hoje confirmou que a pista está inutilizável devido à queda de cinza, suspendendo voos até às 18:00 locais (menos uma hora em Lisboa).

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.