Em 2020, as mulheres também sofreram mais no emprego com o impacto dos confinamentos para impedir a propagação do vírus.
As queixas mensais de violência contra mulheres em Israel aumentaram 250% em 2020, num contexto de restrições devido à pandemia do novo coronavírus, divulgou hoje o jornal Haaretz, no Dia Internacional da Mulher.
mulheres greve violência de género méxicoReuters
No país, a desigualdade de género também aumentou, já que 70% dos desempregados devido a encerramentos de negócios são mulheres.
As denúncias de violência contra a mulher aumentaram para uma média de 699 por mês no ano passado, perante 270 registadas em 2019.
Até agora, em 2021, o número cresceu ainda mais, com cerca de 756 casos por mês, segundo o Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais israelita.
Por sua vez, nesse período foram inaugurados dois novos centros de acolhimento e proteção para mulheres agredidas, e as autoridades estão a preparar-se para abrir mais vagas caso o número de vítimas aumente.
Em 2020, as mulheres também sofreram mais no emprego com o impacto dos confinamentos para impedir a propagação do vírus.
Na maioria dos meses, 55% dos novos desempregados eram mulheres. A taxa disparou devido aos encerramentos de negócios, representando 70% das pessoas que estavam temporariamente ou permanentemente desempregadas.
No auge do primeiro confinamento do país, em abril de 2020, a taxa de desemprego de Israel atingiu 25%, um número muito alto em comparação com apenas 4% antes da pandemia.
O impacto da crise do novo coronavírus nas mulheres deve ser de longo prazo e pode exacerbar ainda mais a desigualdade de género no mercado de trabalho, alertam os especialistas.
Entre outros, "as mulheres que foram obrigadas a parar de trabalhar e voltar para casa para cuidar dos seus filhos terão problemas para retornar aos mesmos empregos, mesmo que a economia volte ao normal", disse Yulia Eitan, chefe de diversidade no emprego do Ministério do Trabalho, de acordo com o Haaretz.
Esta situação também irá aprofundar a disparidade salarial e minar as oportunidades de promoção de empregos para as mulheres, advertiu a especialista.
Violência contra mulheres aumentou 250% no contexto da pandemia
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.