Sábado – Pense por si

Últimas tropas americanas já abandonaram o Afeganistão

Os últimos aviões americanos em Cabul já levantaram voo, marcando o fim oficial da presença norte-americana no Afeganistão, ao fim de 20 anos.

Os últimos cinco aviões norte-americanos que restavam no Afeganistão já abandonaram o país, marcando o fim da saída oficial dos Estados Unidos da América naquele país, depois de 20 anos na região.

Sgt. Samuel Ruiz/U.S. Marine Corps/Handout via REUTERS

A informação foi avançada pela agência Associated Press que cita fonte oficial de Washington que afirma que já não existem quaisquer tropas americanas no país. O prazo para a saída definitiva dos EUA do Afeganistão, com o regresso a casa das últimas tropas, já tinha sido apontado para esta terça-feira, 31 de agosto.

À medida que o último avião norte-americano abandonava o país, foram ouvidos tiros por parte dos soldados talibã a festejarem. 

A Casa Branca de Joe Biden disse que esta segunda-feira foram retiradas mais de 12.000 pessoas de Cabul em 24 horas, dos quais 6.000 americanos e familiares, e que o total de pessoas retiradas da capital afegã era de 116.700 desde 14 de agosto.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.