NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Também 26 cidadãos italianos deverão abandonar este sábado território israelita.
A Turquia anunciou que 36 dos seus cidadãos deverão regressar ao país este sábado à tarde, a bordo de um voo especial, após a interceção pelas forças israelitas da flotilha internacional de ajuda a Gaza.
Flotilha humanitária.Sebastiano Diamante/LaPresse vía AP
“Esperamos que 36 dos nossos cidadãos que se encontravam a bordo dos navios da flotilha Global Sumud, intercetados pelas forças israelitas em águas internacionais, regressem ao nosso país esta tarde num voo especial”, declarou o porta-voz do Ministério turco dos Negócios Estrangeiros, Öncü Keçeli, na rede social X, acrescentando que o número final ainda não está confirmado.
Também um primeiro grupo de italianos que integravam a Flotilha Global Sumud e que estavam detidos em Israel vão regressar este sábado a Itália, anunciou o seu ministro dos Negócios Estrangeiros.
Este grupo é composto por 26 ativistas italianos que assinaram o documento de expulsão voluntária e "estão prestes" a abandonar o território israelita a bordo de um voo fretado para Istambul, declarou Antonio Tajani nas redes sociais.
Estes 26 italianos já foram transferidos para a base aérea israelita de Ramon (sul) e vão deixar Israel através do aeroporto de Eilat. Outros 15 italianos vão permanecer em Israel, já que optaram por não assinar o documento de expulsão voluntária oferecido pelas autoridades locais.
"Terão de aguardar pela expulsão por via judicial, que ocorrerá na próxima semana", afirmou Tajani, solicitando à embaixada italiana em Telavive que "garanta que os seus cidadãos sejam tratados com respeito, de acordo com os seus direitos".
As autoridades israelitas detiveram cerca de 450 ativistas que viajavam a bordo da Flotilha Global Sumud - que foi abordada na noite da passada quarta-feira quando tentava chegar a Gaza com ajuda humanitária e quebrar o bloqueio israelita ao enclave palestiniano -, na prisão de Saharonim, no deserto.
Turquia anuncia regresso de 36 cidadãos após interceção da flotilha para Gaza
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Por incúria, má-fé, incompetência ou irresponsabilidade institucional o estado português dá o flanco e é assim que se caminha para a desgraça em todas as guerras.
A inteligência artificial já é utilizada para detetar padrões de comportamento anómalos nas redes governamentais e militares, permitindo identificar ciberataques antes que causem danos significativos.
Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.