NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O presidente dos EUA considerou que as resoluções do Congresso "iriam enfraquecer a competitividade da América no mundo e prejudicariam importantes relações" que o país tem com os "aliados e parceiros".
O presidente norte-americano, Donald Trump, vetou as resoluções do Congresso que bloqueavam a venda de armas à Arábia Saudita e a outros aliados.
Estas resoluções, adotadas na semana passada, "iriam enfraquecer a competitividade da América no mundo e prejudicariam importantes relações" que o país tem com os "aliados e parceiros", escreveu Trump numa carta enviada ao Senado.
"Por estes motivos, é meu dever reenviar [estas resoluções] ao Senado sem a minha aprovação", acrescentou.
Na semana passada, a Câmara dos Representantes dos EUA condicionou a vendas de armas à Arábia Saudita à autorização do Congresso, depois de o Senado ter votado no mesmo sentido em junho.
A decisão significou um revés para o presidente norte-americano, que podia exercer, no entanto, o seu direito de veto.
Apesar do apoio da Câmara dos Representantes e do Senado, era necessária a assinatura de Trump para que a legislação entrasse em vigor e era previsível que este usasse o poder de veto.
No total, a câmara baixa do Congresso aprovou três resoluções, que já tinham sido aprovadas na câmara alta, que pretendiam impedir que Trump vendesse armas sem autorização do Congresso, designadamente à Arábia Saudita, Espanha, Reino Unido, Itália, Emirados Árabes Unidos e Jordânia.
Os contratos de armamento, estimados em 8 mil milhões de dólares (7,1 mil milhões de euros), incluem milhares de munições teleguiadas, outras bombas e munições, e apoio à manutenção de aeronaves.
Devido à morte de civis no Iémen, os representantes tinham aprovado uma resolução na qual se pedia a suspensão do apoio militar à Arábia Saudita nesse conflito, a menos que fosse para combater diretamente a Al-Qaeda, o que Trump vetou imediatamente.
Os congressistas também têm sido muito críticos com as autoridades sauditas, pelo seu alegado envolvimento no assassínio do jornalista Jamal Khashoggi.
Trump veta proibição de venda de armas à Arábia Saudita
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.