Sábado – Pense por si

Trump pode mesmo ir preso ou é "uma forma de voltar aos jornais"?

Diogo Barreto
Diogo Barreto 21 de março de 2023 às 08:00

O antigo presidente norte-americano afirmou que seria preso esta semana. Especialista em relações internacionais avisa que pode ser manobra de popularidade.

O ex-presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que "vai ser detido na terça-feira", apelando aos seus apoiantes que se manifestem contra a alegada injustiça que irá ser concretizada pela Justiça americana. O milionário acredita que o procurador-geral de Manhattan irá deduzir uma acusação contra si esta semana no âmbito do caso do dinheiro pago à atriz pornográfica Stormy Daniels para que esta se mantivesse em silêncio sobre a alegada relação amorosa que mantiveram. Diana Soller, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-Nova), interpreta esta atitude de Trump como uma maneira de voltar às lides noticiosas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.