A costa sudoeste da Grécia foi atingida com um sismo de magnitude 6.4 na escala de Richter. O terramoto, que contou com três abalos entre as 22h22 e as 23h09, terá tido o seu epicentro a 50 quilómetros a sul da ilha de Zakynthos, no mar Jónico. O incidente provocou poucos danos materiais e apenas dois feridos ligeiros.
Sentido também na Líbia, Itália, Malta e Albânia, o sismo levou as autoridades gregas a levantarem o alerta de tsunami mas não houve qualquer ocorrência. Os maiores estragos registados no país helénico foram danos num mosteiro das ilhas de Strofades e no porto de Zakynthos, de acordo com a imprensa local. "Não enfrentámos grandes problemas", afirmou o presidente de Zakynthos, Pavlos Kolokotsas, à rádio grega ERT.
A extensão dos danos foi prevenida graças à adopção de códigos de protecção sísmica na construção na região, contou o dirigente da Organização de Planeamento e Protecção de Terramotos da Grécia, Efthymios Lekkas. "A energia desencadeada foi dispersada para Itália", acrescentou.
Esta não é a primeira vez que a Grécia vê a terra tremer. Em 1953, um terramoto de magnitude 6.8 devastou a ilha de Zakynthos e mais recentemente, em 2009, mais de 140 pessoas foram mortas devido a sismo a norte de Atenas.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Um muro, os EUA divididos e potencial terrorismo na capital antes da tomada de posse
Covid-19: França supera as 70 mil mortes devido à doença
Covid-19: Três comissários europeus em isolamento após contacto com João Leão
Covid-19: Itália suspende voos procedentes do Brasil
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.