Sábado – Pense por si

Sismo abala norte do Japão

06 de outubro de 2017 às 18:49
As mais lidas

A Agência meteorológica do Japão disse não existir o perigo de tsunami, não havendo registo de danos materiais ou humanos.

Um forte sismo atingiu esta sexta-feira o nordeste do Japão perto da costa de Fukushima, abalada por um poderoso tremor de terra e um tsunami em 2011 que danificou uma central nuclear, mas sem registo de danos materiais ou humanos.

A Agência meteorológica do Japão disse não existir o perigo de tsunami e referiu ainda que o abalo foi registado cerca da meia-noite e com uma magnitude preliminar de 5,9 na escala de Richter.

O epicentro foi detectado no oceano, a cerca de 50 quilómetros de profundidade.

Os efeitos do sismo foram sentidos em Tóquio, a capital do Japão e a cerca de 250 quilómetros do epicentro.

A televisão pública NHK referiu que a circulação dos comboios locais foi temporariamente interrompida para inspecções de segurança, mas retomada pouco depois.

A empresa que opera na danificada central nuclear de Fukushima referiu não ter sido detectada qualquer anormalidade.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.