Presidente sérvio anunciou a necessidade de novas medidas de confinamento devido a uma intensificação do surto da pandemia no país.
A Sérvia foi excluída dos "corredores de viagem" que entraram hoje em vigor e isentam de quarentena os passageiros que cheguem ao Reino Unido, devido à deteção de um surto da pandemia covid-19 no país eslavo, anunciou o Governo britânico.
"O Governo confirma hoje que as chegadas da Sérvia para a Inglaterra não estão isentas da obrigação de se autoisolar na chegada. Portanto, removemos a Sérvia desta lista para avisar os viajantes com a maior antecedência possível", informou o ministério dos Transportes.
Esta decisão segue-se à emissão esta madrugada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico de um conselho contra qualquer viagem desnecessária à Sérvia devido ao risco de infeção com o novo coronavírus.
O Presidente Aleksandar Vucic anunciou no início da semana a necessidade de novas medidas de confinamento devido a uma intensificação do surto da pandemia do novo coronavírus no país, motivando protestos e confrontos violentos com a polícia na capital Belgrado.
Em consequência, as autoridades sérvias declararam uma situação de emergência na quinta-feira e proibiram os ajuntamentos com mais de dez pessoas na capital Belgrado e foi ordenada a redução do horário de comércio em espaços fechados, como cafés, centros comerciais ou lojas.
"O sistema de saúde em Belgrado está à beira da rutura", admitiu a primeira-ministra sérvia, Ana Brnabic, que acrescentou: "É por isso que não podemos entender o que se passou na última noite e na noite anterior".
Na quinta-feira o Ministério da Saúde revelou a morte de 11 pessoas nas últimas 24 horas na Sérvia e confirmou 266 novos casos da covid-19.
Estes dados elevaram para 17.342 os casos confirmados, incluindo 352 mortos, desde o início da pandemia na Sérvia, que registou um recolher obrigatório dos mais rigorosos em toda a Europa, até uma reabertura quase total no início de maio.
A partir de hoje, 75 países e territórios, como Itália, Grécia, França e Alemanha, estão isentos de cumprir quarentena no Reino Unido, mas Portugal também foi excluído da lista devido a um aumento recente do número de casos de infeção com covid-19, sobretudo na área de Lisboa.
Na Escócia, a lista anunciada pelo governo autónomo na quarta-feira já tinha excluído a Sérvia e também deixou de fora a Espanha.
Uma reavaliação da lista de países com "corredores de viagem" será feita até 27 de julho, disse o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps.
Sérvia excluída no primeiro dia de corredores de viagem com Reino Unido
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.
O famoso caso do “cartel da banca” morreu, como esperado, com a prescrição. Foi uma vitória tremenda da mais cara litigância de desgaste. A perda é coletiva.