"A grandeza e natureza das catástrofes naturais em certas regiões são sem precedentes", declarou Putin numa reunião transmitida pela televisão.
O Presidente Vladimir Putin expressou hoje preocupação com as catástrofes naturais de uma grandeza "sem precedentes" na Rússia, face a incêndios florestais devastadores na Sibéria e a inundações no sul do país.
EPA/ALEXEI NIKOLSKY/SPUTNIK /KREMLIN POOL
"A grandeza e natureza das catástrofes naturais em certas regiões são sem precedentes", declarou Putin numa reunião transmitida pela televisão, apelando ao governo para "agir rápida e eficazmente" face aos problemas ambientais.
O chefe de Estado russo citou, por exemplo, as fortes chuvas no sul do país, onde "o nível de precipitação mensal é atingido em poucas horas", e os fogos florestais na Sibéria e no Extremo Oriente, agravados pela seca e propagados por ventos fortes.
"Tudo isto mostra mais uma vez a que ponto é importante envolvermo-nos de modo profundo e sistemático no programa climático e ambiental", adiantou.
Os incêndios florestais na Sibéria já devastaram mais de 16,6 milhões de hectares, nomeadamente na Iacútia, um vasto território pouco povoado, onde o fumo cobriu as cidades obrigando as autoridades a decretarem feriado na sexta-feira.
O Ministério para as Situações de Emergência russo, cujo responsável chegou na quinta-feira a Iacútia, anunciou ter criado um centro de operações especial para os incêndios, que estão a ser combatidos por cerca de 5.000 pessoas.
O fumo causado pelos incêndios causou níveis mais altos do que o normal do gás tóxico sulfeto de hidrogénio até Cheliabinsk, a 3.800 quilómetros a sudoeste. A agência espacial norte-americana, NASA, assinalou há uma semana que o fumo também atingiu o Polo Norte.
No sul da Rússia e na Crimeia, chuvas torrenciais provocaram inundações e obrigaram à retirada de mais de 1.500 pessoas, enquanto perto de 100.000 estão hoje sem eletricidade.
No início de agosto, os especialistas do clima da ONU (IPCC) alertaram que, face a um aquecimento global acelerado, com as consequentes alterações climáticas, a humanidade teria de reduzir drasticamente as emissões de gases com efeito de estufa se quisesse limitar os danos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O ChatGPT foi lançado no final de 2022 e, desde então, grande parte do conteúdo que encontramos online passou a ser produzido, parcial ou totalmente, por inteligência artificial. Falta discutir limites éticos.
Os governos devem instituir burocracias de inovação, constelações de organizações públicas que criam, fazem, financiam, intermedeiam e regulam inovação, suportando a estabilidade ágil do Estado empreendedor.
Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.