Sábado – Pense por si

Rússia lançou dezenas de drones sobre Kiev e Odessa durante a noite

Segundo as forças ucranianas, uma pessoa ficou ferida e vários armazéns e camiões destruídos, em Odessa.

A Rússia levou a cabo um ataque noturno de drones contra a capital ucraniana, Kiev, e também infraestruturas na cidade portuária de Odessa. Nesta última, segundo o Serviço Estatal de Emergência, uma pessoa ficou ferida e vários armazéns e camiões destruídos.

Radio Free Europe/Radio Liberty/Serhii Nuzhnenko via REUTERS

As forças armadas ucranianas abateram 56 de, pelo menos, 87 drones lançados por Moscovo sobre várias regiões. A força área indicou ainda que outros 25 se "perderam" devido a interferências eletrónicas, mas não avançou mais informação.

O administrador militar de Kiev, Serhiy Popko, indicou que todos os drones que tinham a capital como alvo foram destruídos e não foram reportados feridos. Os alertas de ataques aéreos soaram três vezes durante a noite e totalizaram mais de cinco horas.

A Rússia nega ter civis como alvo durante a invasão que lançou a 24 de fevereiro de 2022, mas frequentemente lança mísseis, drones e bombas contra locais ocupados pelas populações e longe das frentes de combate.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.