Sábado – Pense por si

Rússia lançou dezenas de drones sobre Kiev e Odessa durante a noite

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 06 de outubro de 2024 às 11:35
As mais lidas

Segundo as forças ucranianas, uma pessoa ficou ferida e vários armazéns e camiões destruídos, em Odessa.

A Rússia levou a cabo um ataque noturno de drones contra a capital ucraniana, Kiev, e também infraestruturas na cidade portuária de Odessa. Nesta última, segundo o Serviço Estatal de Emergência, uma pessoa ficou ferida e vários armazéns e camiões destruídos.

Radio Free Europe/Radio Liberty/Serhii Nuzhnenko via REUTERS

As forças armadas ucranianas abateram 56 de, pelo menos, 87 drones lançados por Moscovo sobre várias regiões. A força área indicou ainda que outros 25 se "perderam" devido a interferências eletrónicas, mas não avançou mais informação.

O administrador militar de Kiev, Serhiy Popko, indicou que todos os drones que tinham a capital como alvo foram destruídos e não foram reportados feridos. Os alertas de ataques aéreos soaram três vezes durante a noite e totalizaram mais de cinco horas.

A Rússia nega ter civis como alvo durante a invasão que lançou a 24 de fevereiro de 2022, mas frequentemente lança mísseis, drones e bombas contra locais ocupados pelas populações e longe das frentes de combate.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro