O mayor de Londres, Sadiq Khan, acusou o presidente dos EUA, Donald Trump, de usar a mesma retórica que o auto-proclamado Estado Islâmico. O político britânico – o primeiro muçulmano a ocupar o cargo – defendeu ainda o cancelamento da visita de estado do líder da Casa Branca ao Reino Unido.
"Pense no que tem vindo a dizer. Porque aquilo que diz não é assim tão diferente do que diz o ISIS", defendeu Khan, citado pelos media ingleses. Segundo o presidente da câmara londrina, Trump está a "jogar o mesmo jogo" que o grupo terrorista quando defende que existe um confronto de civilizações e bane os muçulmanos dos EUA. "Eles [ISIS] dizem que existe uma guerra de civilizações, que não é possível ser muçulmano e ocidental, que o Ocidente nos odeia. E, você, está a jogar o jogo deles inadvertidamente e a ajudá-los", reforçou Khan, para quem as visões do presidente dos EUA sobre o Islão são "ignorantes".
Na conferência anual do Partido Trabalhista, o mayor defendeu ainda que a visita de Trump ao Reino Unido devia ser cancelada: "acredito que não faz sentido estender a passadeira vermelha ao actual presidente dos EUA, quando este faz e diz tantas coisas com as quais discordamos."
Khan e Trump são "inimigos" desde a campanha eleitoral para as eleições dos EUA. Na altura, o mayor foi um dos que se manifestou contra a intenção de Trump de fechar as fronteiras dos EUA a cidadãos de vários países muçulmanos.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.