Sábado – Pense por si

Queda de ponte mata 10 pessoas e deixa 150 soterradas na Índia

Centenas de pessoas estão no local do acidente, uma zona muito concorrida no norte de Calcutá, a colaborar com as autoridades de resgate. BBC garante que já estão confirmadas 10 vítimas

Dezenas de pessoas estão soterradas entre os escombros na sequência da queda parcial de uma ponte em construção em Calcutá, leste da Índia, indicaram fontes oficiais. Citadas pela EFE, as fontes adiantaram estimar que cerca de uma centena e meia de pessoas estará soterrada, acrescentando que estão em curso as operações de resgate. A BBC garante que já existem 10 vítimas mortais confirmadas.

 

Centenas de pessoas estão no local do acidente, uma zona muito concorrida no norte de Calcutá, a colaborar com as autoridades de resgate, conforme se pode constatar nas imagens televisivas que estão a ser transmitidas em vários canais indianos.

 

Os desabamentos são frequentes na Índia, situações provocadas pelo estado precário das infra-estruturas e pela falta de manutenção, factores alimentados pela corrupção e práticas ilegais, como a fraca qualidade dos materiais, que dominam o sector da construção.

 

Em Setembro de 2015, dois trabalhadores foram resgatados com vida após permanecerem nove dias num túnel que ruiu a 47 metros de profundidade no estado indiano de Himachil Pradesh, no norte.

 

Os desabamentos mais comuns ocorrem, porém, em prédios, como o que em agosto do ano passado causou a morte a 11 pessoas, esmagadas por um muro em construção em Haryana (noroeste).

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres