Sábado – Pense por si

Putin pronto para "restabelecer completamente" relações com a Ucrânia

"Queremos e estamos prontos a restabelecer completamente as nossas relações com a Ucrânia, mas não o podemos fazer unilateralmente", disse Putin em declarações aos jornalistas em Vladivostoque.

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou-se esta quinta-feira pronto para "restabelecer completamente" as relações com a Ucrânia, após a eleição de Volodymyr Zelensky para a chefia do estado ucraniano, desde que tal não aconteça "unilateralmente".

"Queremos e estamos prontos a restabelecer completamente as nossas relações com a Ucrânia, mas não o podemos fazer unilateralmente", disse Putin em declarações aos jornalistas em Vladivostoque, onde participou numa cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong Un.

O ator e humorista Volodymyr Zelensky venceu no passado domingo, com mais de 70% dos votos, a segunda volta das eleições presidenciais na Ucrânia, tendo prometido no seu primeiro discurso "relançar" o processo de paz no leste da Ucrânia, onde o conflito com os separatistas pró-russos provocou mais de 13.000 mortos desde 2014.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.