Sábado – Pense por si

Putin e Trump unidos contra o terrorismo

Os dois chefes de Estado mostraram-se favoráveis a encontro bilateral durante a cimeira G-20

Vladimir Putin e Donald Trump discutiram esta terça-feira, via telefone, a guerra na Síria, naquele que foi o primeiro telefonema depois do bombardeamento norte-americano à base aérea síria de Al-Shayrat. 

Segundo o comunicado divulgado por Kremlin, os dois presidentes deixaram claro que querem intensificar o diálogo entre o ministro dos Negócios Estrangeiros russo,Sergey Lavrov, e o seu homólogo americano, Rex Tillerson, para encontrar uma solução para o conflito sírio, que teve início em 2011. 

Um comunicado da Casa Branca, esclarece que é vontade dos dois líderes "trabalharem juntos para erradicar o terrorismo". 

Os chefes de Estado da Rússia e dos Estados Unidos da América mostraram-se ainda favoráveis à "organização de uma reunião" bilateral durante a cimeira do G-20, marcada para Julho, na Alemanha. "Vladimir Putin e Donald Trump pretendem dar continuidade aos contactos telefónicos e mostraram-se favoráveis à organização de um encontro durante a cimeira do G-20, entre 07 e 08 de Julho, em Hamburgo", pode ler-se no comunicado.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.