Segundo o Kremlin, as partes confirmaram a importância das consultas bilaterais sobre estes temas.
Os Presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Donald Trump, debateram hoje por telefone temas atuais da estabilidade estratégica e o controlo de armamento, anunciou o Kremlin em comunicado.
"Foi abordado de forma detalhada o problema da estabilidade estratégica e o controlo de armas, tendo em consideração a responsabilidade especial da Rússia e dos Estados Unidos na manutenção da paz e da segurança a nível internacional", indicou a Presidência russa.
Segundo o Kremlin, as partes confirmaram a importância das consultas bilaterais sobre estes temas, incluindo as relacionadas com o acordo nuclear STAR III, que expira em 2021.
Em 08 de abril, quando se cumpriram dez anos do tratado desde a sua assinatura em Praga pelos então Presidentes russo, Dmitri Medvedev, e norte-americano, Barack Obama, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia declarou que considerava "imprescindível" manter este acordo e expressou confiança em receber uma resposta "pronta e positiva" de Washington.
O Presidente russo, Vladimir Putin, também sugeriu em dezembro passado prolongar a sua vigência "sem qualquer género de condições prévias".
Os líderes da Rússia e dos Estados Unidos também abordaram a situação em torno do acordo nuclear de 2015 com o Irão, e assinalaram a importância dos "esforços coletivos para apoiar a estabilidade regional e o regime global de não proliferação nuclear".
Para mais, Putin e Trump também debateram as trocas comerciais e económicas entre os dois países, e elogiaram a cooperação mútua na luta contra o novo coronavírus.
Em particular, os dois chefes de Estado também se felicitaram por ocasião do 45.º aniversário do programa espacial Soyuz-Apollo, o primeiro projeto conjunto entre os dois países no espaço.
Putin e Trump debatem estabilidade estratégica e controlo de armamento
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.