Sábado – Pense por si

Protestos no Sudão contra aumento do preço do pão provocam seis mortos

Na capital sudanesa, onde as forças anti-motim dispersaram os manifestantes perto do palácio presidencial, com recurso a gás lacrimogénio

Seis manifestantes foram mortos, esta quinta-feira, durante protestos contra a subida dos preços do pão em Al-Gadaref, no leste do país, no segundo dia de manifestações em várias cidades, indicou um dirigente local.

Este responsável, Al-Tayeb al-Amine Tah, não especificou as circunstâncias da morte dos manifestantes.

Os protestos também se estenderam à capital sudanesa, onde as forças anti-motim dispersaram os manifestantes perto do palácio presidencial, com recurso a gás lacrimogénio, segundos vários testemunhos.

"Houve seis mortos" em Al-Gadaref, declarou Tah a uma televisão sudanesa.

Este balanço inclui o estudante cuja morte tinha sido anunciada mais cedo, pela família e por outro dirigente.

Tah mencionou também a existência de um número indeterminado de feridos, sem dar mais detalhes.

As manifestações cessaram na maior parte das cidades, com o chegar da noite. Em algumas foi instaurado um recolher obrigatório.

Mas, em Cartum os protestos continuavam, segundo testemunhos.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.